terça-feira, junho 28, 2005

Quem está certo? Nós ou eles?

Estava eu na minha habitual ronda pelos blogs preferidos quando me deparo com um assunto interessante que tem sido, por inúmeras vezes, tema de conversa entre mim e alguns amigos meus. No Blog Diário de um Ultra o autor aborda um tema interessante : A diferença entre nós amantes de futebol e os americanos adeptos de qualquer desporto practicado naquelas bandas.

Os americanos encaram o desporto como um espectáculo puro e duro. O que interessa é que seja bem jogado, seja rentável, seja confortável e o resultado final seja um corolário de tudo o resto. Não existe uma ligação afectiva ao clube mas sim uma paixão pelo desporto. É certo que há excepções, lembro-me assim dos Boston Celtics e dos LA Lakers que têm, de facto,alguns adeptos fanáticos, mas a forma como, quer filmes, quer séries usam esse facto para "brincar" mostra que é algo pouco habitual. Os puros amantes do desporto devem achar que esta é a postura correcta. Defender o desporto, emocionar-se com uma bela jogada, honrar o vencido e aplaudir o vencedor.

Mas e o resto? E o fervor clubísta? E a paixão que colocamos na forma como defendemos o nosso clube e sofremos com isso? Será errado?

Pessoalmente não consigo conceber o gostar de futebol sem gostar do meu clube , não consigo conceber apreciar um jogo de futebol sem ter aquela sensação esquesita da incerteza do resultado final e, por incrivel que pareça, apesar de ser fanático adepto de futebol e adorar futebolm não concebo preferir um bom jogo de futebol em detrimento de um mau jogo de futebol onde o meu clube vença!

Há equipas americanas que mudam de cidade...mas alguem concebe um Real Madrid em Vigo? Ou um Milão em Roma? Ou um Liverpool em Manchester?
Então um dia os adeptos dos, suponhamos, Utah Jazz apoiam estes e no ano seguinte apoiam, suponhamos, os Utah Hornets?

Admito que tenho muitas dificuldades em aceitar e perceber esta realidade...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

APOIADO!

FORZZZZZZAAAAAAA SPORTINGGGGGGG!

5:59 da tarde, julho 04, 2005  

Enviar um comentário

<< Home