sexta-feira, julho 22, 2005

A odiosa matemática

A maioria de nós odeia ou odiou em tempos a Matemática . Era tudo demasiado complicado e cada nova lição aumentava a necessidade de estudo. E cada dia nos perguntavamos : "para que é que isto serve?"

Um dos grandes defeitos da Matemática, ou melhor, de quem elabora o programa da Matemática a ensinar nas nossas escolas, é marimbar-se para a resposta à pergunta acima colocada. Enquanto não conseguirem explicar aos alunos a importância practica e objectiva da Matemática no nosso dia a dia os alunos sempre encararão a Matemática como o bicho papão.

Outra grande critica que faço aos "senhores" donos da sabedoria que elaboram os programas de ensino é o tamanho do programa de Matemática. Porquê um programa tão grande quando é raro o professor que consegue dar matéria toda até ao fim do ano lectivo? E os que conseguem é à custa de aulas supersónicas sem tempo para explicações decentes ou exercicios importantes . Não será preferível um programa mais pequeno mas que fique bem explicado pelos professores e bem percebido pelos alunos ? Não será melhor saber bem pouco do que não saber nada de muito?

Para finalizar caros professores de matemática, caros génios da elaboração de exames de matemática porque raio teimam em criar exercicios para os testes e exames com um grau de dificuldade 100 vezes superior àquele exercicio que demorou 4 lições a concluir e que até o professor teve que consultar dois livros para perceber? Porque é que o grau de dificuldade dos exames é sempre MUITO superior ao que os alunos estão habituados a fazer?

Depois querem boas notas a matemática....tá bem tá...

3 Comments:

Blogger Pedro Pinto said...

A Vodaphone é que é amiga! ahahaha

3:52 da tarde, julho 25, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Ó Prof. Virgínia, com a devida vénia, vá para a puta que a pariu e que fique engasgada com um cagalhão cheio de varjeiras!

12:42 da manhã, agosto 12, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Ora passo a explicar esse especimen de fotografia:

O Motorola E1000 custava 199.00- Correcto- isto sem retoma (digo "custava" porque já foi descontinuado); Com retoma custava 179.00- Correcto!
O erro não está na subtracção, mas sim no valor da retoma - Um Vodafone Live 3G tem 20€ de retoma e não 10.

É quase como dizer que a Mónica pôs os cornos ao Raul mas quem namora com ele é a Sónia lol

Carpe

6:38 da tarde, agosto 29, 2005  

Enviar um comentário

<< Home