terça-feira, julho 04, 2006

O que é a inveja?

inveja
do Lat. invidia
s. f.,
misto de pena e de raiva;
sentimento de desgosto pela prosperidade ou alegria de outrem;
desejo de possuir aquilo que os outros possuem;
ciúme;
emulação, cobiça.

Em conversa com amigos surge por vezes assuntos relacionados com o que aquele ou o outro tem ou comprou e várias vezes ouvi um "não sejas invejoso". Não gosto do tom com que oiço aquilo mas também não discordo totalmente. Eu acho que sim, sou invejoso. Mas na visão que tenho da vida, a minha inveja é uma inveja positiva.
Não desejo mal a ninguem e não tenho aquele pensamento de "se eu não tenho tu também não podes ter". Nada disso. Simplesmente, por vezes, desejo ter o que outros têm. Isso tem algum mal?
Eu acho que não. Se vejo passar um Porche fico com inveja porque também queria ter um. Não desejo que o dono fique na miséria para assim também não ter um Porche. Eu é que queria ter um também.
Felizmente o diccionário cobre a minha perspectiva da coisa.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tens toda a razão.

6:42 da tarde, julho 07, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

10:15 da manhã, agosto 17, 2006  

Enviar um comentário

<< Home