terça-feira, fevereiro 14, 2006

Escolas vs Interesses imobiliários

Tive a felicidade de estudar em duas das maiores e melhores escolas de Lisboa. Fui aluno no 7º e 8º ano na D.João de Castro e do 10º ao 12º na Ferreira Borges. Duas escolas fantásticas, com bons docentes e condições de fazer inveja à maioria das escolas deste país.
Para quem não conhece as duas escolas estão lado a lado no Alto de St.Amaro em Alcântara e são enormes. Aquela zona para além das duas escolas era rodeada por enormes quintas transformadas em Embaixadas. Recentemente foi construido lá o Hotel mais luxuoso da capital o Pestana Palace.
Tambem recentemente a escola Ferreira Borges "fundiu-se" com a Rainha D.Amélia, deixando esta última as instalações que tinha para se deslocar para as instalações da Ferreira. Estranhamente a Ferreira Borges passou a chamar-se Rainha D.Amélia. Alguem me explique pois não consigo perceber a razão de as instalações serem as da Ferreira e esta ter mudado de nome...enfim..tuguices.
Agora é a D.João de Castro que se prepara para ser fundida com a Fonseca Benevides. Quem conhece ambas as escolas, depois da gargalhada inicial de certeza que estará na fase da negação, passando depois para a fase da estupefacção. Passo a explicar para quem não conhece: a D.João de Castro é enorme, tem (pelo menos tinha no meu tempo), logo quando se entra, no seu lado direito dois campos de basket e um excelente pavilhão gimnodesportivo, do seu lado esquerdo um bom parque de estacionamento para os professores. O edificio é muito grande e tinha duas boas salas de convivio para os alunos. Dentro do edificio existe um ginásio (um pavilhão fora e um ginásio dentro). Na parte detrás existiam mais 3 campos de futebol(tamanho dos de andebol), para não falar de grandes espaços verdes ao longo de toda a escola...e é verdade...na parte da frente ainda existia o pavilhão para as aulas de trabalhos manuais (electrotecnia, texteis, etc).
Resumindo é uma escola com um espaço fantástico para os alunos.
A Fonseca Benevides é um simples edificio junto ao Calvário também em Alcantara.Em tremos de espaço deve representar 10% do que é a D.João de Castro.
A existir uma fusão nunca poderia ser o desaparecimento da D.João...duvido que a Fonseca tenha, sequer, capacidade para receber os alunos da D.João...

Os interesses imobiliários falam mais alto....as instalações antigas da Rainha D.Amélia e já agora, do antigo ISCSP continuam, digamos, ao abandono...

Cada vez mais fartos destes chulos...

7 Comments:

Blogger zorg said...

O mundo é mesmo pequeno: eu fiz o 10º e o 11º na Fonseca Benevides, escola a sério, com grande e merecida reputação na área da electrónica e o 12º na Ferreira Borges, onde estudavam os betinhos do teu calibre.

Deviam era fechar não so a D. João, como também a Ferreira, para passar a haver só a Fonseca Benevides! Assim a betalhada do teu calibre aprendia a soldar um transístor e a tirar as placas do ácido corrosivo com as mãos, como homens!

12:07 da tarde, fevereiro 16, 2006  
Blogger Pedro said...

Então tu devias ser um daqueles putos q levavam com os ovos e os balões de água, pelo Carnaval, qd a malta da Ferreira e D.João se juntava para aterrorizar Alcantara inteira!!!
MUAHAHAHAHAHAHAHA

8:50 da manhã, fevereiro 17, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu conheço a 2 escolas, melhor a Ferreira Borges na qual fui seu aluno.

Tambem estou de acordo que em materia tecnica a Fonseca Benevides é um baluarte ja o meu Pai la andou na decada de 40, ainda a D. João de castro anda de fraldas.

O que leva a fechar esta escola?

Ainda não li algo de concreto a não ser, chamar chulos a quem governa.

Gostava de saber as razões: os pros e os contras, uma coisa é certa com tanto espaço como foi dito, se calhar á espaço a mais.

E a Francisco Arruda que é feito

9:50 da tarde, fevereiro 28, 2006  
Blogger Pedro said...

Pois...a questão é essa. É q não se consegu perceber o pq de mudar alunos de uma escola com o espaço da Ferreira Borges para uma escola muito mais pequena como a Fonseca. A unica coisa q sei é o interesse imobiliário que a zona do Alto de St.Amaro tem...
Se a Ferreira tiver tantos alunos como no meu tempo duvido quecaibam na Fonseca.

A "Chica" ainda existe...acho eu.

1:35 da tarde, março 07, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

3:52 da tarde, agosto 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

8:59 da tarde, agosto 10, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu tive na fonseca durante 2 anos e axei uma escola axerio onde se aprende o que é o mundo do trabalho ao contrario de eskolinhas da carojinha como a rainha que é so gente mimada e dependente... agr 2008/2009 fonseca ta na D. joão heheh ^^^e essa é uma Mega Eskola a ferreira broche (rainha) ta a cair podre loool

12:19 da manhã, outubro 06, 2008  

Enviar um comentário

<< Home